segunda-feira, 26 de julho de 2010

Fatores correlacionados com a tentativa de suicídio

INTRODUÇÃO

O estudo do suicídio e dos fatores associados a esse tipo de comportamento tem interessado a muitos pesquisadores conforme o demonstra a grande quantidade de trabalhos publicados sobre este assunto. É óbvia a importância desses estudos para um melhor conhecimento a respeito desta forma de comportamento de modo a ensejar o desenvolvimento de condições para sua previsão e controle, medidas essas de alcance social e humano indiscutíveis.

Dentre as pesquisas realizadas sobre o suicídio, destaca-se a de Barbosa3 (1974) que fez um estudo descritivo dos suicídios ocorridos no município de São Paulo, durante o período de 1959 a 1968. Nessa investigação, Barbosa indica como variáveis relevantes para a compreensão do fenômeno do suicídio, o sexo, a idade, causas exógenas e variações sazonais.

Além dessas variáveis, outras têm sido indicadas por diversos pesquisadores como relevantes para o estudo do suicídio. Beck e col.6 (1976) apontam a letalidade, ou seja, a gravidade do ato suicida (quão próximo da morte a pessoa esteve) e o grau de intencionalidade da tentativa (a pessoa realmente queria morrer?) como fatores importantes para a compreensão do comportamento suicida. Em outro estudo, Beck e col.7 (1974) verificaram que a presença de bilhete suicida estava associada com maior chance de ocorrerem futuras tentativas.

A saúde do indivíduo também parece estar associada com o acontecimento de atos suicidas (Colson,9 1973). Bebbington5 (1976) indica que a doença pode levar a estados depressivos, principalmente em indivíduos de alta reatância perceptiva (sensibilidade a estímulos internos), que por sua vez pode provocar o comportamento suicida. Bebbington 5 aponta ainda que em indivíduos cronicamente doentes a cura pode levar ao suicídio. Outra variável que examinou em seu estudo foi o tamanho da família do suicida.

Em uma investigação sobre o auto-envenenamento, Alderson 1 (1974) verificou que a taxa desses tipos de suicídios é elevada entre homens idosos e que o maior número de atendimentos envolve mulheres jovens. Outro estudo que também apontou efeitos da idade foi o de Barraclough e Shepherd4 (1976) que indicaram uma relação entre o suicídio e a ocorrência do aniversário em pessoas idosas. Esses autores verificaram ainda a associação do suicídio com o aniversário da morte de entes queridos da pessoa suicida.

Preocupações religiosas podem provocar crises existenciais que podem levar ao suicídio (Andreasen e Noyes,2 1975). Problemas psicológicos e doenças psiquiátricas também estão associadas à ocorrência de suicídio (Andreasen e Noyes,2 1975). O alcoolismo também parece estar relacionado com o comportamento suicida, segundo esses mesmos autores.

Problemas de natureza diversa, de caráter real ou imaginado, geralmente produzem considerável stress psicológico no indivíduo (Morris,10 1973). Quando o stress se associa a uma reação de impotência da pessoa face aos problemas que o motivaram, pode então advir um estado depressivo que em condições extremas poderá levar a pessoa a tentar o suicídio (Barraclough e Shepherd,4, 1976). Uma das causas mais freqüentes do stress psicológico são os conflitos interpessoais (Morris,10 1973). Esses conflitos quando acontecem entre marido e mulher parecem estar fortemente associados com a ocorrência de tentativas de suicídio (Bhagat,8 1976).



José Luiz HeskethI; Archimedes Guimarães de CastroII

IDo Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília. Campus Universitário – Asa Norte. 70000 – Brasília, DF – Brasil
IIDo Hospital de Sobradinho. 70400 – Sobradinho, DF – Brasil

ARTIGO COMPLETO:http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0034-89101978000200005&script=sci_arttext&tlng=pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário