sexta-feira, 4 de junho de 2010

Menina índia de 11 anos é mais uma vítima de suicídio em MS

Uma menina indígena de apenas 11 anos foi uma das últimas vítimas de um problema antigo que assola Mato Grosso do Sul: o suicídio de indígenas.
Segundo informações do site A Gazeta News, o caso da menina de 11 anos aconteceu na Aldeia Limão Verde, em Amambai, quando na terça-feira, ela foi encontrada já morta amarrada em um galho de árvore. Para cometer o suicídio, ela usou a alça da sua mochila.
De acordo com a família da menina, ela estava desaparecida desde sexta-feira (28) e o seu corpo foi achado por populares nesta terça-feira. A Polícia Civil informou que a jovem costumava consumir bebida alcoólica e há dias andava depressiva.
O autoextermínio dos indígenas é um velho problema do Estado e que preocupa autoridades nacionais. Em Março deste ano, representantes do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) nacional, vinculado à CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) estiveram em Mato Grosso do Sul para tratar da questão indígena.
Na ocasião, o presidente do CIMI, Erwin Krautler, disse que a situação dos indígenas em Mato Grosso do Sul é muito preocupante, já que dos 19 suicídios de indígenas no Brasil, todos foram no Estado.
Segundo ele, as autoridades do Estado são omissas quando se fala da questão indígena. “Para um Estado que se denomina agropecuário, é claro que não irão se importar com as questões indígenas”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário